terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

10 Regras de "Etiqueta" para quem quer escrever Fanfictions

Quando começamos a nos aventurar no mundo das fanfiction, pode parecer que estamos entrando num território sem regras ou sentido. De repente, a mocinha não é mais apaixonada pelo herói da história, mas tem um caso com o vilão. Aquele personagem que você adora mas que nunca apareceu muito na história original tem uma aventura só dele. Casais mais estranhos possíveis são formados, até entre personagens que mal se falam no original. Sim, há uma grande liberdade de criação entre as fanfictions, e obviamente não existem regras além das normais de cada site que hospeda estes textos. Mas imaginar que estamos num território livre de qualquer convenção é um grande erro.

O fato de não existir regras para escrever uma fanfic não significa que não exista uma etiqueta básica, uma série de boas práticas que garantem que seus leitores gostem do que vão ler. Muitos autores reclamam que recebem poucas ou nenhuma review, ou que suas histórias são abandonadas pela metade. Por outro lado, leitores reclamam que os sites de fanfics estão carregados de textos mal estruturados, mal escritos e personagens que nem de longe lembram o seu original.  Por isso é sempre bom ter em mente algumas dicas básicas - uma lista de boas maneiras - que deveriam ser adotadas por todos que pretendem escrever fanfiction. Algumas dicas podem parecer óbvias, mas acreditem, muitos ficwriters as ignoram, produzindo textos que nos fazem desistir de ler antes do final do segundo parágrafo. Se você é um escritor frustrado pela falta de interesse dos leitores em suas fics, quem sabe estas regrinhas possam ajudar...


#1 Peça ajuda para um beta-reader

Beta-readers são verdadeiros anjos da guarda do ficwriter. E não; eles não existem apenas para corrigir errinhos básicos que o corretor do Word não percebeu. Um beta-reader é a primeira pessoa que vai ler o que você escreveu, e por isso, a opinião dele é muito importante.

Quando escrevemos uma cena, é comum estarmos com a história tão fixa na nossa cabeça, que esquecemos que os leitores não estão sabendo todos os detalhes que imaginamos, e acabamos deixando de descrever ou contar coisas que mais a frente podem fazer falta. Quem vai lhe dizer se isso aconteceu é o beta-reader. Ele também vai dizer se determinada atitude de um personagem não está compatível com sua caracterização, ou se você acabou esquecendo algum detalhe do cannon que acaba não se encaixando na sua fic. Resumindo: um beta-reader é praticamente obrigatório para quem está começando a escrever; se você tem alguém que se propõe a ler o que você escreveu antes de publicar e lhe dá dicas e opiniões construtivas, não o largue. E claro, nunca esqueça de agradecer seu anjo da guarda!



#2 Não mude a personalidade de um personagem sem uma boa razão para isso.

Fanfiction não é um texto de personagens originais, mas uma história baseada em personagens criados por outra pessoa, escrita por fãs destes personagens. Quando você publica uma fanfiction na internet, imagina-se que você esteja querendo que outras pessoas, também fãs do mesmo personagem, leiam sua história. Ninguém vai gostar de ver seu personagem favorito agindo fora do seu padrão, pois vai parecer simplesmente que você escreveu outro personagem e só usou o mesmo nome para atrair os fãs do original. Quando eu começo a ler uma fic com personagens descaracterizados, me sinto enganada e largo o texto imediatamente.

Mas nem tudo está perdido! Existem casos onde um pequeno (eu disse pequeno) desvio da personalidade é aceitável. Por exemplo: muitas das minhas fics sobre Naruto são com o Time 7 numa fase "pós-mangá", considerando que Sasuke finalmente voltou a Konoha. Para tal, é preciso imaginar um Sasuke livre de todo o ódio que o domina na atual fase do mangá, um pouco mais compreensivo com Naruto e Sakura. Deixando bem claro na fic os motivos de sua mudança e sua decisão de voltar ao lado dos amigos, o leitor não se sentirá enganado.

Outro exemplo de personagens descaracterizados acontece em fics paródias. Por exemplo, sátiras do próprio fandom, colocando um Harry Potter extremanente histérico, ou um Snape destruidor de corações. Mas isso é perdoável apenas nestes casos, em fics onde o exagero é proposital e rende boas risadas. Se não é esta a sua intenção, esqueça.

2.1 Seja criativo, mas não exagere.

Há várias outras coisas que podem ser mudadas além da personalidade dos personagens. Época e local da história, por exemplo. Até algumas características físicas são alteradas às vezes. Algumas mudanças são aceitáveis pelo benefício da história, mas lembre-se: não mude tantos detalhes a ponto do leitor não conseguir mais reconhecer as características principais da história original dentro da fanfic. Afinal, por que um fã de Harry Potter vai querer ler uma fic de um garoto chamado Harry que mora no Brasil, joga futebol e só quer saber de conquistar a garota mais popular da escola, que por acaso se chama Hermione? 

Uma das melhores coisas das fanfictions é a capacidade de dividir suas idéias e sua visão da história com outros fãs. Você deve escrever imaginando um próximo capítulo ou um final alternativo para o original. Os leitores esperam fazer a ligação entre os personagens que eles gostam com um novo rumo da história, mas se eles não conseguirem reconhecer Harry Potter, o bruxo aluno de Hogwarts, dificilmente pensarão em ler outra fic sua.


#3 Sua fanfiction precisa de um final

Infelizmente, uma coisa que está se tornando cada vez mais comum em fanfics, são histórias que o autor não tem a mínima idéia de como vai terminá-las. O resultado disso é uma Sakura que morre de amores pelo Sasuke nos primeiros capítulos, depois começa a namorar o Naruto porque o autor recebeu muitos reviews de fãs de NaruSaku, e lá pelo final da história ela acaba dormindo com o Itachi porque o autor realmente gosta é de ItaSaku e cansou de escrever a Sakura em outros shippers.



Se um roteiro assim tivesse sido planejado desde o início, com certeza haveriam cenas nos primeiros capítulos indicando que Sakura sentia alguma coisa pelo Naruto também, ou mostrando uma atração de Itachi pela Sakura, ou qualquer coisa que transformasse todas essas reviravoltas em algo plausível. Mesmo preferindo fics SasuSaku, eu continuaria lendo a fic ao perceber que o roteiro está seguindo seu curso natural desde o primeiro capítulo. Quando a história é escrita no improviso, entretanto, não há ligação entre os capítulos novos e o que já foi escrito na fic, não havendo motivo, portanto, para o leitor continuar a acompanhar a história. É como se cada capítulo fosse uma oneshot. Se eu gosto de SasuSaku, vou ler apenas os capítulos onde a Sakura ainda é apaixonada pelo Sasuke e procurar outra fic SasuSaku quando a fic que estou lendo atualmente mudar para NaruSaku sem nenhuma explicação que me convença que a Sakura possa realmente largar o Sasuke para ficar com o Naruto.

Isso não significa que você tem que necessariamente escrever toda a fic antes de começar a publicar. Alguns autores e leitores preferem que seja assim, mas não é uma regra. O ideal é que você tenha toda a linha principal da história na cabeça: qual é o shipper principal, como eles vão ficar juntos, se eles vão namorar outro personagem antes, quem vai morrer, quem vai aparecer de surpresa no meio da fic, como será o final. Depois de tudo isso esquematizado, você pode escrever e começar a publicar os capítulos aos poucos. O ideal é sempre atualizar a fic periodicamente: uma vez por semana, a cada quinze dias... Você escolhe de acordo com o seu tempo.


#4 Se você vai escrever hentai, saiba do que está falando.

Vamos ser diretos: muita gente gosta de ler sacanagem com seus personagens favoritos e muitos ficwriters acabam escrevendo hentai apenas para conseguir mais leitores. Mas escrever hentai exige alguns cuidados que nem sempre são seguidos.

Em primeiro lugar, o vocabulário. Palavras muito pesadas podem deixar o texto extremamente vulgar, e afastar os leitores. Por outro lado, tentar ser muito polido pode deixar sua história com cara de um relatório clínico e perder toda a emoção envolvida. Por exemplo, eu passei apuros para traduzir Schön, da Angel Puppeter (publicada como Amável). Nesta fic, a Angel tem todos os motivos para usar palavras bem fortes, pois é o que caracteriza as ações bruscas e quase enlouquecidas do Sasuke. Entretanto, as primeiras pessoas para quem mostrei minha tradução se assustaram bastante com o vocabulário, e percebi que houve um certo desconforto de alguns fãs de SasuSaku lendo algo tão rude. De qualquer maneira, o sucesso da fic  mostra como a Angel soube balancear cenas pesadas com "amáveis", aliviando qualquer desconforto que algumas palavras e frases poderiam causar aos seus leitores.

Mas existe um problema ainda maior que cuidados com o vocabulário quando escrevemos hentai. Não adianta criar uma cena inverossímel e querer que alguém leia a sua fic e ache tudo maravilhoso só porque tem cenas picantes. Sempre uso como exemplo para isso uma fic - que abandonei no primeiro capítulo - de vários casais de Naruto onde Shikamaru e Temari transam numa montanha-russa. Obviamente, a cena se resumia a: "Shikamaru agarrou Temari no carrinho da montanha-russa e os dois começaram a transar". Numa montanha-russa? Ok, acho que não preciso explicar por que abandonei a fic, né? Resumindo: se você não sabe escrever hentai, não precisa escrever hentai só para ganhar mais leitores. Se sua história não for convincente (e isso vale para PWP inclusive!), ninguém vai querer ler.


#5 Não use pessoas reais a não ser que você tenha a permissão delas para isso.

Com o aumento do número de "fics de bandas", este é um assunto delicado, pois sei que há muitas fãs do gênero.  Na maioria das fanfictions, os criadores dos personagens não se ofedem ao ver suas "criaturas" em papéis um pouco diferentes do que eles imaginaram. Entretanto, se você escreve sobre uma pessoa real, a probabilidade dela se ofender com o que você escreveu é alta. Uma coisa é escrever uma fic Harry/Hermione, outra totalmente diferente é escrever um romance entre Daniel Radcliff e EmmaWatson. Por isso, eu não escrevo, não leio, e nem recomendo fanfics de celebridades.

Mas mesmo quando não escrevemos sobre pessoas famosas, devemos ter cuidado. É normal querermos escrever histórias onde nos encontramos com nossos personagens favoritos, e colocar nossos amigos no meio. Entretanto, muitos sites de fanfiction proibem publicações com self-insertion - inclusão do autor ou de outras pessoas reais na história. Essa regra existe para a própria preservação do site, que não quer sofrer um processo de alguém que se sentiu ofendido por causa de uma fic, ou pior, ser acusado de incentivar pedofilia por hospedar fics que contenham cenas de sexo envolvendo pessoas reais, menores de idade. Por isso, se você pretende escrever uma fic utilizando uma pessoa real como personagem, tenha a certeza de obter sua autorização, e não publique nada que possa ser ofensivo a essa pessoa.


#6 O espaço de "Disclaimer" existe para ser usado.

Nunca é demais deixar bem claro que você não está obtendo nenhum lucro escrevendo fanfiction. Alguns sites já tem espaço próprio para você incluir está informação, mas você pode escrever um padrão e usá-lo no cabeçalho de todas as suas fics. Assim você não precisa temer um futuro processo por direitos autorais.

Um exemplo bem criativo de Disclaimer, contendo todas as informações necessárias com humor, segue abaixo:

Disclaimer: Não conheço a Sakura. Não conheço o Sasuke. Nenhum deles me pertence, é tudo obra do Masashi Kishimoto. Não tenho a intensão de causar algum mal, confusões ou dor-de-cabeça. Então, por favor, não me processe... eu não conseguiria viver na cadeia e nem tenho dinheiro para pagar a fiança.



#7 Seja responsável e classifique sua história corretamente.

Quando você posta uma fanfic deve sempre ter em mente que nem todas as pessoas que acessam seu trabalho tem idade suficiente para lê-lo. Sexo, violência e linguagem pesada são temas que interessam leitores adultos, mas são inapropriados para crianças. Tenha sempre em mente que você não é a única pessoa na internet procurando por fics de Harry Potter. Uma garotinha de dez anos pode acabar dando de cara com uma fic Harry/Draco e ler mais do que seus pais gostariam.

Você pode dizer: "Ah, mas os pais é que tem que cuidar do que querem ou não que seus filhos leiam na internet." Concordo. Mas se você não classifica a história corretamente, ninguém saberá do que pode ou não encontrar nos futuros capítulos, a irresponsabilidade e o erro é todo seu.

Assuntos delicados como homosexualidades, estupro, mpreg, sexo, vocabulário pesado, violência SEMPRE devem ser indicados no resumo da fic. Se o leitor está ciente do que vai encontrar pela frente, não há problemas. Para mais informações sobre a classificação de fanfictions, leia as informações sobre as recomendações do ffnet para postagens no site.


#8 Escreva apenas sobre aquilo que você gosta.

Se você gosta de LeeSaku, não saia por aí escrevendo SasuSaku só porque são as fics mais procuradas nos sites que você frequenta. Seu trabalho será melhor e você vai se sentir melhor se escrever sobre aquilo que você gosta. Isso vale para casais, fandoms, escrever ou não hentai, etc. Não se force a escrever sobre algo que você não tem vontade. O resultado final nunca será o mesmo e seus leitores vão perceber isso. Escrever é para ser prazeroso, não para caçar reviews indiscriminadamente.


#9 "Por favor, leia!" NÃO é um resumo.

Muitos sites de fanfictions deixam um espaço para você colocar um resumo da fic antes de publicá-la. O resumo aparece abaixo do título da fic numa lista de todos os arquivos do site. Ele serve para ajudar o leitor a decidir se vai ou não ler a sua história. A idéia é você convencer o leitor que sua fic tem um enredo interessante, e não implorar para receber uma review. Pense, se numa série de resumos eu leio um roteiro que parece promissor, e outro em que o autor diz que não sabe escrever resumos, quem eu vou escolher? Com certeza não será daquele que diz não saber escrever...


#10 O pesadelo chamado Mary Sue

A rejeição de personagens do tipo MarySue/GaryStu merece um post só para isso. Em suma, Mary Sue é aquele personagem - nem sempre original, como alguns pensam - onipotente, onipresente e que o autor acha que todo mundo queria ser igual a ele. Pois eu vou contar um segredo: leitores gostam de histórias convincentes, e um personagem assim tão perfeito não existe!

Quando for criar um personagem original, tome o cuidado para não estar se realizando dentro da fic. Geralmente esse é o primeiro passo para criar uma Mary Sue. Se você quer escrever uma fanfiction para ser a heroína e salvar você mesma Harry Potter da ira do malvado Voldemort, tudo bem... Só não espere conseguir outros leitores com isso.  Quem procura ler fanfictons, quer ler uma história com seus personagens favoritos em acontecimentos plausíveis.

Muita gente torce o nariz quando vê no resumo da fic que ela tem um personagem original achando que se trata de uma Mary Sue. Entretanto, nem todo personagem original é uma Mary Sue, e nem toda Mary Sue é um personagem original. Já vi fics onde o autor enaltace tanto um personagem que ele acaba virando uma Mary Sue.

Muitas vezes, o autor se apega tanto aos seus personagens que não consegue perceber essa descaracterização na fic. O Mary-Sue Litmus Test (em inglês) pode ajudar a reconhecer se você está criando um monstro ou não!


Para saber mais sobre fanfictions:

Mini-Dicionario do Universo das Fanfictions

Casais Alternativos em Fanfics

5 comentários:

  1. Ai Bastet vc é uma lady, vc tevia ter seu proprio site de fics [exagerada?]

    Eu adorei, só nao entendi direito o que é Mary Sue e "mpreg"

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Awww, Gabi...

    MarySue é um personagem extremamente super-poderoso, vou fazer um post só sobre isso no futuro.

    m-preg = male pregnancy - quando um personagem masculino fica "grávido" na fic

    ResponderExcluir
  3. Male pregnancy??!!!! Essa é a coisa mais estranha que eu já li na minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, Carla-chan. Eu gosto de ler essas coisas, pois a gente sempre tem algo a aprender. E você sabe escrever (fics e artigos) como ninguém. =]

    Mas depois de ler isso, vou até reler todas as minhas fics, pois acho que devo ter feito pelo menos uma coisa errada do que está escrito aqui. XD

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas, mas a probabilidade de um artista saber (e ligar) para fanfics é quase nula... principalmente se ele for internaicional e o seu site, basicamente "regional".
    Afinal, grandes celebridades já tem problemas suficientes com a imprensa, pra ficarem fazendo "doce" com estórinhas de internet ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...